Projeto

O último ano e meio foi um ano de mudança para os estudantes e professores do ensino superior, em consequência da pandemia de COVID-19 e da transição para o ensino e aprendizagem remotos de emergência.

Durante os períodos de confinamento, as instituições de ensino superior (IES) viveram situações inéditas que implicaram o encerramento de espaços físicos do campus e uma gigantesca perturbação, ao mesmo tempo que se procedia à transição para o ensino e aprendizagem em linha, a uma escala sem precedentes. De um modo geral, as respostas institucionais foram dadas com uma rápida transição para a aprendizagem digital de emergência, naquilo que Zimmerman (2020) classificou como a “Grande Experiência de Aprendizagem Online” e Wu (2020) definiu como um teste de agilidade organizacional, que evidenciou a resiliência dos actores e das organizações educativas envolvidas.

Embora tenha havido pouco tempo para planear ou estruturar adequadamente o que estava a ser implementado, verificou-se um forte nível de inovação em todas as práticas. O facto de o corpo docente estar pouco preparado para enfrentar o ensino e a aprendizagem digitais, bem como a grande oportunidade suscitada pela pandemia, deu origem a vários estudos para compreender o impacto desta situação pandémica na educação. Por exemplo, Crawford, et al. (2020) analisaram o tipo e a velocidade das respostas dadas no ensino superior, através de uma meta-análise efectuada em 20 países, particularmente durante o primeiro confinamento. Centraram-se principalmente na forma como os conteúdos foram transferidos para o ambiente em linha sem uma pedagogia adequada adaptada ao ensino e à aprendizagem em linha. Assim, é importante destacar o facto de o quadro ser o que autores como Murphy (2020) chamam de “eLearning de emergência” ou Ensino Remoto de Emergência (ERT), uma mudança temporária do ensino para um modo de ensino alternativo devido a circunstâncias de crise. Envolve a utilização de soluções de ensino totalmente remotas para instrução ou educação que, de outra forma, seriam ministradas presencialmente ou como cursos mistos ou híbridos e que voltarão a esse formato assim que a crise ou emergência tiver diminuído. O principal objectivo nestas circunstâncias não é recriar um ecossistema educativo robusto, mas sim proporcionar um acesso temporário à instrução e ao apoio à instrução de uma forma rápida e fiável durante uma emergência ou crise (Hodges et al., 2020, p. 3).

Toda esta situação trouxe o ensino à distância para a ribalta, introduzindo fortes reflexões e inevitáveis comparações. De acordo com Bozkurt e Sharma (2020), a distinção feita entre ERT e educação à distância determina “o grau em que os educadores acreditam na educação à distância nos dias de hoje desempenhará um papel significativo na prosperidade da educação à distância num mundo pós-COVID” (p. 2).

Embora a inovação tenha sido uma característica positiva observada durante a transição para o ERT durante este período, alguns aspectos foram notados como devendo ser melhorados, tais como a centralidade das estratégias de ensino que permanecem no corpo docente, uma especificidade do ensino presencial, no entanto inadequada.

Referência do Projeto: PTIN/UID4372-LE@D/032020 – Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education –

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